O arquiteto e a valorização do imóvel

O arquiteto e a valorização do imóvel

Por que preciso de um arquiteto?

Talvez você já tenha ouvido ou até mesmo acreditado na máxima de que arquitetura é um produto de luxo, coisa de “gente rica”. Uma rápida busca na internet lhe dá inúmeras respostas a pergunta do tópico, porém, aqui quero falar apenas de um motivo, repetindo então a pergunta: Por que preciso de um arquiteto? Porque lhe dá lucro!

Explicado de maneira mais detalhada, a norma do IBAPE/SP para composição de valor de um imóvel, além de prever as características quantitativas – ou seja, tamanho do imóvel, quantidade de quartos, etc. - prevê também fatores qualitativos, como por exemplo o Fator de Posicionamento de unidades padronizadas, que pode ser exemplificado da seguinte maneira:

  • Imagine que existam 2 apartamentos exatamente iguais a venda, no mesmo prédio. Geralmente, aqueles que estão localizados num andar superior possuem maior valorização, pois estão melhor posicionados em relação à vista, fatores de insolação e ventilação, etc.

Tal posicionamento proporciona um aumento no bem-estar do ocupante do imóvel e desta forma, a valorização da residência.

O Papel do arquiteto

É no bem-estar do ocupante que o foco do projeto arquitetônico se encontra e é esse fator que proporciona o retorno de seu investimento quando você decide por contratar um arquiteto.

Então o objetivo do arquiteto está em criar um espaço mais otimizado o possível, utilizando de menos recursos (deste modo proporcionando também economia na construção/reforma), aproveitando ao máximo as questões naturais do entorno, como vista, insolação e ventilação, o que também pode promover economia em consumo de energia, portanto, retorno do investimento feito no projeto.

E para finalizar, fica uma imagem que ilustra fielmente este texto.

Por que preciso de um arquiteto
Por que preciso de um arquiteto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *