Terreno: 10 dicas importantes que você precisa saber antes de comprar o seu.

Terreno

Não compre terreno antes de ler isso!!

Confira abaixo 10 características que você precisa saber antes de ‘bater o martelo’ com o corretor, essas características influenciarão em seu orçamento representando economia em seu bolso na hora de comprar ou construir.

1. Acompanhamento técnico na compra do terreno. Contrate um arquiteto!

Na hora de escolher o terreno correto para construir é muito importante se atentar para detalhes que geralmente passam desapercebidos. Comprar terreno nem sempre é uma tarefa simples, exige vários questionamentos para uma boa compra sem ter a temível ‘dor de cabeça’ posterior.

É ideal contratar um arquiteto bem antes de iniciar o projeto para escolha do terreno ideal para a casa dos seus sonhos. Mas porquê devo contratar um Arquiteto para consultoria na compra de um terreno?

Existe  uma série de fatores que devem ser considerados como orientação solar, ventos dominantes para ventilação natural, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, vertentes de crescimento urbano, potencial de valorização do lote entre outros, o arquiteto pode lhe orientar previamente antes de fechar a compra do terreno, e o que será possível construir nele, seja através da análise desses parâmetros ou através de uma solicitação de orientação prévia à prefeitura caso não existam parâmetros definidos para a zona em que o terreno se encontra. Dessa forma evitando problemas futuros com emissão de alvará de construção e habite-se.

O arquiteto pode fazer um plano de ações, ou programa de necessidades sobre tudo que se deseja colocar no projeto, o tipo de construção, e tudo mais, e ver se o tamanho do lote é adequado ao tipo e tamanho de construção desejada. Para os outros fatores inerentes ao terreno, existe uma série de soluções técnicas para cada demanda onde o arquiteto tem a competência de implantar, então com a definição do tipo de construção adequada ao que é permitido para o terreno é a melhor maneira de se começar um projeto e futuramente ter uma edificação regularizada, adequada, funcional e linda!

Ele vai dizer se a região da casa ou apartamento vale o investimento, levando em conta fatores como a proximidade de supermercados e farmácias e o acesso a transporte público, e pode ainda analisar o mapeamento da cidade, onde há informações sobre a rede de esgoto no local e até sobre possíveis alagamentos.

De acordo com os arquitetos consultados da 8HAUS ARQUITETURA E DESIGN - que atende Sorocaba, São Paulo e Região - não há uma padronização de preços para essa visita, dependente de fatores tais como a distância do terreno, trajeto até o terreno, pedágios etc, mas uma avaliação simples custa em torno de R$ 500,00 com análise + uma visita de acompanhamento técnico até o terreno desejado (preço em Fevereiro de 2019 para Sorocaba e cidades ao redor).

2. Observe com atenção o desnível (topografia)

O local do terreno poderá ser plano, em aclive (sobe em direção ao fundo) ou em declive (desce em direção ao fundo) ou seja o nível da rua está mais alto que o fundo do terreno.

Com estes traçados e inclinações, um projeto arquitetônico feito com um arquiteto atencioso poderá aproveitar melhor o perfil natural evitando assim a movimentação excessiva do terreno, ou seja, o acréscimo de terra ou cortes de terra.

A movimentação de terra acaba deixando a obra mais cara, pois é necessário prever estruturas de contenção (muro de arrimos) e de drenagem.

Pensando pelo lado em prol da situação, os terrenos mais íngremes (declive ou aclive) costumam ser muito mais baratos que os planos, e permitem uma estética mais interessante visualmente quando o projeto é elaborado por um arquiteto. Veja abaixo exemplos de casa em terrenos íngremes e terrenos planos.

Casa em terreno declive, onde o nível da rua desce em direção ao fundo, o projeto respeita o desnível natural do terreno. Fonte: Terra.com

Casa em terreno plano - Fonte Viva Decora

Casa em terreno plano - Fonte p pronta arquitetura

Casa em terreno plano - Fonte Decorando Casas

Casa com projeto arquitetônico pensado em preservar ao máximo o perfil natural do terreno. Fonte: Viva Decora

Com uma fachada moderna, a casa se destaca pela ótima solução em um terreno de grande inclinação lateral. Fonte: casal arquitetura

 Casa em terreno declive, o projeto respeita o desnível natural do terreno. Fonte: Arquidicas

 Casa em terreno aclive localizado em West - Vancouver. Fotografia: Ivan Hunter

3. Analisar o tipo de solo

É necessário contratar uma sondagem do solo para verificar as camadas e apoiar o alicerce na camada de solo apropriado para se ter certeza do tipo de fundação.

Mas como saber se o solo é bom antes de comprar terreno? Observe: se existe muitas pedras na superfície, neste caso pode-se usar as pedras a favor da fundação ou pode ser um custo a mais se for necessário remove-las. Observe se há proximidade com córregos, rios, nascentes, cursos d´água, tubulações e córregos, geralmente os solos mais úmidos correm o risco de alagamentos e para um bom projeto de estrutura será necessário investir alto em fundação.

4. Confira a posição do terreno em relação ao sol – Insolação

 É importantíssimo verificar onde o sol nasce e onde ele se põe, no projeto arquitetônico bem elaborado os quartos deverão ser voltados para o nascer do sol, mas ficar atento com a face voltada pro sol nascente se realmente fica num bom lugar do terreno ou se ela está virada pra um prédio alto que faz sombra no terreno, assim seu vizinho poderá ‘roubar’ seu sol.

5. Leve em conta localização e vizinhos

 Imprescindível levar em consideração o local do terreno, observe sempre o entorno e visite o terreno em horários diferentes, inclusive à noite e no final de semana para saber se existe algum barulho excessivo ou incômodo, imagine você querendo dormir após um dia cansativo de trabalho e não consegue devido a um super barulho de uma casa noturna? Ou querendo chegar em casa, mas com dificuldade no trânsito por estar perto de um pavilhão de eventos? Leve em consideração também os odores do local do terreno. Em Sorocaba existem alguns bairros antigos que ficavam próximo a fábricas de café, o que deixava no ar um agradável aroma de café recém moído e torrado (para quem como a gente é amante de café).

6. Além do tamanho, veja os recuos obrigatórios

É necessário ficar atento com os recuos frontais, laterais e do fundos. Geralmente em terrenos muito estreitos é obrigado a deixar um recuo lateral, ou seja, você não poderá ocupar toda a largura do terreno. Quem determina isso é a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município e do condomínio.

Em geral, a largura da frente do terreno é valorizada e corresponde a 30% do preço do lote. Quanto maior a frente, mais caro. E se for de esquina, mais caro também, pois são mais opções de projeto, de insolação e de ventilação. Embora seja mais caro, pode valer a pena porque você conseguirá aproveitar melhor o terreno do jeito que quiser. Um arquiteto poderá apresentar uma melhor solução.

7. Verifique o zoneamento e as limitações que o terreno impõe

Cada cidade tem seu próprio zoneamento, o plano diretor determina o que pode ser construído no local: se é apenas residências, prédios, comércio, indústria ou zonas mistas?

O zoneamento define também o número de andares que se você poderá construir (tecnicamente isso se chama gabarito) até quantos metros de altura sua edificação poderá chegar e quanto pode se ocupar do solo. Caso seja um loteamento em condomínio, verifique as condições que o condomínio impõe.

8. Veja o que pode ser feito se houver mata nativa

 Verifique se o terreno tem muitas árvores. Se for necessário retirar algumas no local onde vai fazer a casa, verifique na prefeitura se aquele terreno tem restrições.

As árvores nativas são protegidas por diversas leis e você precisará pedir uma licença se quiser cortar para não sofrer uma multa posterior. O melhor seria contratar um arquiteto para elaborar um projeto arquitetônico sem derrubar nenhuma das árvores, fazendo um projeto em que a natureza se integre à residência. Exemplos:

fonte: Pinterest

fonte: Pinterest

fonte: Pinterest

fonte: Pinterest

fonte: Pinterest

9. Importante saber sobre a infraestrutura do terreno

Verifique se a concessionária de luz, de abastecimento de água e as redes de esgoto e de gás chegam ao seu terreno. Veja também se as ruas são pavimentadas, se a região é servida por transporte público e se tem fácil acesso a hospital, supermercados, padaria, farmácia, escola e outros serviços que você acha importantes.

Estar em uma área mais estruturada aumenta o custo do terreno, mas pode te dar melhor qualidade de vida e até fazer você economizar tempo e dinheiro.

10. Cheque a documentação com muito cuidado

Para escolher o terreno, verifique se não há nenhum problema com a documentação, exija a certidão de propriedade do terreno atualizada (é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis) para saber se a situação está regular.

Também é importante pedir as certidões de ações dos distribuidores (cartórios) cíveis, de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do proprietário.

Esses documentos indicam se há ações contra o proprietário que envolvam o terreno a ser vendido. Se o proprietário constar como solteiro na certidão de propriedade e agora estiver casado, além das certidões em nome de seu cônjuge, ele terá que atualizar seu estado civil no registro do imóvel (isso se chama tecnicamente de ‘averbação do casamento perante o Cartório de Registro de Imóveis’).

Se for comprar de pessoa jurídica, você precisa pedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS.

Seja quem for o vendedor, não se esqueça de pedir o carnê do IPTU, no qual constam as metragens do terreno e seu valor venal, e a Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se existe dividas com o município, referentes ao terreno.

Conclusão

A aquisição de um terreno é um passo importante na vida das pessoas e exige um alto comprometimento emocional e financeiro. Esperamos que com as dicas que apresentamos aqui, tenhamos lhe ajudado a solucionar algumas dúvidas e até mesmo lhe ajudar com questões que você nem imaginava ser importante. Se você desejar saber um pouco mais ou quiser contratar um serviço de aquisição de terrenos, utilize o formulário de contato abaixo ou ligue para (15) 3037.1238, que ficaremos felizes em lhe atender.

Entre em contato com a 8|HAUS arquitetos

Atendemos em Sorocaba e região
Rua Aristides Carvalho, 321 - Sorocaba, SP
(15) 98180.7865
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Forma de Contato Preferida
Melhores Horários para Contato
Eu Gostaria de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *