Vidros: como escolher para projetos residenciais

projetos residenciais
projetos residenciais

Vidros: Como escolher para projetos residenciais

Estima-se que o vidro tenha surgido há cerca de 4000 a.c., este material tão largamente utilizado em projetos residenciais e comerciais, é feito a partir da queima de sílica (basicamente areia) e outros minerais.

Porém é preciso escolher com cuidado o tipo de vidro a ser utilizado em seu projeto, especialmente em projetos comerciais. Contudo, neste artigo iremos abordar apenas os tipos de vidro em relação ao seu nível de segurança e ecoeficiência aplicado nos projetos de casas.

Quanto ao tipo de vidro, podemos classifica-los em: vidro comum (tipo cristal), vidro temperado e vidro laminado.

O Vidro tipo cristal é comumente utilizado em projetos residenciais em janelas, preferencialmente naquelas aonde não necessita de maior segurança, como por exemplo, janelas de peitoril alto. O maior risco deste tipo de vidro é seu comportamento durante a ruptura, fazendo com que o mesmo se estilhace em pedaços irregulares e afiados, conforme imagem. Apresenta as bordas mais resistentes em relação ao vidro temperado.

projetos residenciais
vidro cristal estilhaçado

Já o vidro temperado, em projetos residenciais utilizado em portas de correr ou box de banheiro, possui esse nome pois durante seu processo de fabricação, é passado por uma etapa de tempera do vidro, que é o ato de aquecer o vidro a uma determinada temperatura e logo em seguida resfria-lo, fazendo com que seu interior mantenha-se em alta pressão.

É mais resistente que o vidro comum, mas apresenta fragilidade em suas bordas. Como seu interior mantêm-se em alta pressão, impactos em suas extremidades podem ocasionar a sua explosão. Por isso é preciso cuidado constante quando utilizado em projetos residenciais, vistoriando ocasionalmente suas bordas procurando por riscas ou marcas de contato.

projetos residenciais
Vidro temperado estilhaçado

Por fim, o vidro laminado, possui esse nome pois é composto por uma lamina entre duas folhas de vidro, podendo ser temperado ou normal, como se fosse um sanduíche de vidro, garantindo uma maior resistência. A película impede que o vidro se estilhace no momento de quebra. Dado sua resistência e segurança, esse tipo de vidro é muito utilizado pela indústria automotiva.

projetos residenciais
Vidro laminado

Já na questão e eficiência energética, deve-se levar em consideração 2 fatores na escolha do vidro: Manter o ambiente aquecido ou impedir que o calor solar penetre no ambiente. Esse tipo de controle pode ser feito através de películas isolantes, caso deseje manter o calor no ambiente interno, ou películas reflexivas, que refletem a radiação UV.

Outra característica que garante o conforto térmico e isolamento acústico, são as esquadrias que possuem uma camada de ar, isento de umidade, entre seus painéis.

projetos residenciais
Isolante termo-acustico

Para projetos residenciais, o melhor custo benéfico está com o vidro temperado, aonde é necessário maior resistência e o vidro comum, aonde apenas o fechamento for necessário.

projetos residenciais
projetos residenciais - casa farnsworth

Se você busca projetos residenciais onde o vidro é o protagonista, entre em contato que iremos trabalhar em uma solução que lhe garanta segurança e conforto térmico e acústico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *