Arquiteto Le Corbusier

arquiteto sorocaba le corbusier
arquiteto Le Corbusier

Arquiteto Le Corbusier

Nesta série sobre arquitetos famosos iremos falar sobre o arquiteto franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, também conhecido como Le Corbusier, importante representante da arquitetura moderna. Nascido no ano de 1887 na Suíça, cujos trabalhos mais importantes foram o conceito da unidade de habitação e dos 5 pontos da arquitetura.

Unidades de Habitação

arquiteto sorocaba le corbusier
Unidade de Marselha

Com o final da segunda guerra mundial, o continente europeu encontrava-se grande parte em escombros, ocasionando um grande déficit habitacional. Como resposta a esse problema, o governo Francês lança um programa de reconstrução, o qual teve participação do arquiteto Le Corbusier.

Sua proposta ao programa foi a unidade de habitação, que eram apartamentos com unidade modulares. As residências eram caracterizadas por um comportamento mecânico, “máquinas de morar”. As unidades continham espaço suficiente para garantir moradia de qualidade, de acordo com conceitos levantados pelo arquiteto, sem o desperdício de espaço.

A primeira unidade construída neste contexto foi a unidade de habitação de Marselha, em 1947, considerada então, a unidade de habitação original. Outras quatro unidades foram projetadas pelo arquiteto, sendo elas: Rezé em 1955, Berlim 1958, Briey en Forêt em 1963 e Firminy em 1965.

Os cincos pontos da arquitetura

arquiteto sorocaba le corbusier
Pilotis e janela em fita

Os cincos pontos da arquitetura se caracterizam pelo esforço que o arquiteto empenhou em formular uma nova linguagem arquitetônica, conhecida como arquitetura moderna ou estilo internacional. Esse estilo buscava uma negação dos estilos clássicos, uma ruptura total, buscando uma arquitetura que pudesse ser replicada em qualquer lugar do planeta.

Como resultado de suas pesquisas, o arquiteto Le Corbusier formulou cinco pontos, sendo eles: construção sobre pilotis, terraço jardim, planta livre da estrutura, fachada livre da estrutura e janela em fita.

Curiosidades

  • O arquiteto adotou o pseudônimo de Le Corbusier em homenagem ao seu avô.
  • Possui obras no Brasil em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer.
  • Apesar de ser um dos arquitetos mais famosos do mundo, não possuía curso superior de arquitetura.
  • Morreu em 27 de agosto de 1965 por afogamento no mar Mediterrâneo, no sul da França, aonde possuía uma residência de verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *