projeto restaurante: as 4 melhores tendências para se inspirar
Nos dias atuais, inaugurar um restaurante requer uma boa oferta gastronômica, mas é imprescindível ter um espaço que impacte os clientes, desde o entretenimento, sensações e emoções.
Para uma boa arquitetura da ambientação do restaurante, faz-se necessário trazer ao cliente um relaxamento e sinta prazer não somente ao saborear os pratos, mas também ao estar presente num espaço agradável e com isso conseguimos influenciar a sua percepção e o seu comportamento de compra.
Agregamos as referências mais atuais em projeto de restaurantes, para que possa levá-las em consideração no momento que for montar seu restaurante ou adaptá-las para o seu negócio. Seus clientes irão agradecer, e o seu caixa também:
1 – Prato Conceito
A tendência compreende em unir a oferta culinária em um prato ou produto estrela e a partir disso, criar um conceito arquitetônico que reflita em cada espaço do negócio. Em função disto, cresce o número de restaurantes temáticos, que fazem com que os clientes tenham outros motivos, além do consumo, voltarem ao estabelecimento.
Podemos citar como exemplo o restaurante Aponiente, em Cádiz, na Espanha, que tem o mar como tema de decoração de interiores, é decorado com abajures em forma de medusa, cadeiras de cauda de peixe, paredes de escama e muros de sal.
2 – Arquitetura Orgânica
Quando se trata de montar um restaurante, a arquitetura de interiores/ambientação é extremamente importante, pois influencia a percepção de sentir e de pensar dos clientes ao entrar pela porta do restaurante. Uma dica é utilizar materiais que promova o bem-estar, bem como o natural, orgânico e simples se impõe, em função disto vemos cada vez mais restaurantes decorados com madeiras, pedras, objetos artesanais, é sucesso na certa.
Podemos citar como exemplo o restaurante Mama Campo, em Madrid, que projeta a natureza em seu espaço, tornando o ambiente mais humanizados.
Ou como Uppgrenna Naturehouse, na Suécia que apostou na arquitetura sustentável como uma forma de proteger o meio ambiente e ainda levar mais vida para dentro do estaurante.
3 – Espaços em conceito aberto
No passado, montar um restaurante utilizava-se divisórias e paredes para garantir a privacidade do cliente. Atualmente esses detalhes ficaram para atrás e dão lugar a espaços abertos onde as coisas acontecem aos ‘olhos do cliente’, bem como as cozinhas expostas como entretenimento. Locais translúcidos, onde os clientes fazem passeios e escolhem onde se sentem melhor.
Esta tendência proporciona agregar objetos e estilos diversos em um único espaço, alcançando um efeito mais intenso na experiência de quem visita o restaurante. Podemos citar como exemplo o restaurante Llama, em Copenhague, é um local aberto, que permite desfrutar da comodidade, tendo também a sensação de estar em um bar/discoteca.
No restaurante Fru K, em Oslo, todos os ambientes se complementam.
4 – Atração com cores
O design interiores de restaurantes muito monocromáticas ficaram para trás, a decoração ideal é atrair a atenção dos clientes por meio de combinações variadas de cores.
A tendência é surpreender a cada detalhe os clientes. Podemos citar como exemplo o The Design Bar, um projeto de como o uso da cor pode transformar um ambiente num dos sonhos. A design interiores, de estilo geométrico, dá a teatralidade para se transformar em tema de conversa, e divulgação do restaurante.
Para um bom projeto de design de interiores de restaurantes, você pode fazer um teste:
Entre no ambiente observe com olhos de cliente e verifique se sente vontade de ficar neste ambiente. Se a resposta for positiva: Parabéns!
Se a resposta for negativa, procure um arquiteto ou decorador para auxílio no projeto de interiores que mais se adeque ao seu restaurante, neste caso, nós poderemos lhe ajudar, basta entrar em contato
fonte: theforkmanager