Estilo Escandinavo: Sofisticação para sua casa!
O estilo escandinavo agrega conforto e particularidades na decoração, mas com estilo e personalização incomuns.
Quando falamos em decoração, não podemos nos limitar, mas sim garimpar novas formas, tanto em objetos, design de móveis, revestimentos e acabamentos.
Nesse contexto, vamos falar um pouco sobre o estilo escandinavo, que é excêntrico e simples ao mesmo tempo, mas que preza a funcionalidade e bom gosto de quem incorpora sua essência na decoração dos diversos espaços.
A decoração nórdica, outra nomenclatura para o minimalista estilo escandinavo está, a cada dia, ganhando mais adeptos, inclusive vencendo as barreiras do estilo tradicional, mas acima de tudo resgatando a velha insígnia do menos é muito!
Estilo Escandinavo – onde surgiu?
A terra dos Vikings, cheia de museus, gastronomia variada e com ótima qualidade de vida, é o berço do estilo que leva o nome da região formada pelos países Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia.
Com certeza o frio da região, e o estilo de vida sofisticado são grandes influentes no tipo de decoração que é sim muito sofisticada, mas totalmente pensada em aconchego e conforto.
Para nós aqui no Brasil, pode parecer complicado pensar em decoração no estilo nórdico porque vivemos em um clima tropical, com padrões diferentes de construção, o que realmente não tem fundamento, justamente porque o perfil minimalista pode ser incorporado em qualquer padrão de construção.
Particularidades do estilo escandinavo
Nem tão rústico, nem tão moderno, os móveis no estilo escandinavo seguem as linhas retas, onde a matéria prima principal é a madeira, que pode ser pintada, natural e as vezes de demolição para quebrar o puro branco do ambiente.
Além disso, valorizam as cores claras (branco principalmente), linhas retas e muita qualidade...
Peculiaridades em cada ambiente...
Nas cozinhas escandinava, por exemplo, o branco é predominante, desde o teto, revestimentos até o mobiliário.
Os armários amplos, as vezes totalmente lisos, sem pegadores salientes e com bancadas funcionais, combinam com as performances contemporâneas.
O branco, permanece também nas salas estilo escandinavo, porém, é possível dar um toque de originalidade nos objetos de decoração, ou mesmo em um ou outro móvel, que podem compor o ambiente seguindo alguns tons neutros.
Os móveis também prezam muito a qualidade, sofás com ótimo acabamento, cobertos com mantas de algodão e almofadas onde se pode abusar um pouco mais da cor.
Quartos decorados no estilo escandinavo insinuam “leveza e sutileza”, os tons claros e delicados estão presentes o tempo todo.
As cores off-white, conjugadas com o preto e o cinza são comuns, e deixam a decoração realmente digamos “elegante”!
O espaço é limpo, não há excesso de móveis, as camas são confortáveis, normalmente em madeira, assim como os demais móveis, mas as tradicionais penteadeiras estão sempre presentes e chamam atenção na decoração.
Outro detalhe que representa o estilo são os tapetes e mantas com pelos, o que deixa o quarto muito aconchegante.
Outros detalhes que marcam o estilo escandinavo na decoração
- A cor predominante é o branco, nas paredes, teto, chão e na maioria dos móveis;
- Para compor o visual outras cores como cinza, preto, tons pasteis, quebram um pouco a seriedade que o branco transmite;
- A madeira natural é presente para agregar valor nos ambientes, as vezes nos móveis e muito comum no assoalho;
- Os móveis são funcionais e pensados em conforto antes de tudo, com linhas retas não possuem adornos ou misturas de cores, até mesmo os pegadores são opacos;
- A iluminação natural é muito valorizada, através de portas e janelas grandes;
- Já a iluminação artificial é sempre charmosa, com pendentes revestidos em cobre, ou trilhos (que lembram o estilo industrial);
- Para as paredes, quadros minimalistas, em preto e branco roubam a cena;
- Tapetes enriquecem o cenário da decoração escandinava, pois, além de embelezar aquecem as casas no inverno;
As plantas também são sempre bem-vindas no estilo escandinavo, pois, lembram a região que deu origem a proposta, logo as pequenas árvores, ou mesmo alguns galhos secos ficam muito bem no contexto geral.
Outro detalhe peculiar é o pouco brilho, inclusive na pintura de paredes e assoalhos.
Definitivamente este estilo é fazer valer a essência, onde você recria ambientes com requinte, bom gosto e pessoalidade.
Entre em contato e conheça o melhor do estilo escandinavo e também minimalista!