
Desenho arquitetônico – tópicos iniciais em perspectiva. 8 Haus Arquitetos
Arquitetos tem uma maneira peculiar de representar suas idéias e apesar da tecnologia ser amplamente utilizada na geração de modelos 3D para apresentação das propostas aos clientes, através de ambientes virtuais ou representações foto-realistas feitas por um bom programa de renderização, muitas vezes o início do processo criativo se dá no papel, através de rascunhos, esboços ou croquis.
Para vocês, arquitetos, estudantes ou entusiastas da arquitetura, separamos 3 vídeos que demonstram como é feita a arte do desenho de representação. São vídeos curtos, entre 2 a 4 minutos que irão adicionar bastante conteúdo e lhes mostrar algumas técnicas.
Design de interiores
Neste primeiro vídeo, repare como o artista realizado o desenho de uma perspectiva com 2 pontos de fuga. A régua utilizada está fixa ao ponto de fuga a direita, enquanto a segunda dobra da régua sempre busca o ponto de fuga a esquerda.
Paisagismo
Neste vídeo, o artista faz uso de uma perspectiva com 3 pontos de fuga, com sua régua fixa nos três pontos. Esse tipo de perspectiva é útil para exagerar desenhos quando vistos de baixo pra cima ou para representações vistas de cima pra baixo, como é o caso deste vídeo.
Ferramentas de desenho
Neste último vídeo, o artista ensina como montar sua régua para desenhos em perspectiva, com materiais de fácil alcance, como cola, barbante, cartolina, fita adesiva e percevejos (tachinhas).
Hora de praticar - bonus!
Com sua régua pronta, que tal praticar um pouco? Neste vídeo, Heisenberg o artista ensina como desenhar uma cadeira usando 1 ponto de fuga e em seguida usando 2 pontos de fuga. Note que além dos pontos de fuga, a linha do horizonte é o fator determinante do que é visto de cima e o que é visto de baixo.
Como tudo na vida, a prática leva a perfeição, caso você deseje se aperfeiçoar na técnica de desenho de perspectivas, recomendamos a leitura deste artigo (em inglês) que ensina 10 exercícios para a prática de desenho a mão livre.